terça-feira, 25 de setembro de 2012

Texto do Ferréz no Portal Rap Nacional, sobre meus 40 anos. Confesso que chorei......

Meu presente para Buzo.
Por Ferréz





Quando eu tinha lançado o Capão Pecado no ano 2000, alguns meses depois começou a chegar cartas de um tal de Alessandro Buzo, sempre com fotos dele com a divulgação do que seria seu primeiro livro, O trem, baseado em fatos reais. (scortecci 2000) edição do autor.

Tive a honra de ir no primeiro Favela Toma Conta, evento que Buzo fez sem ajuda nenhuma em 2004, nessa data fui conhecer sua casa, sua rotina e seus sonhos no Extremo Leste no Itaim Paulista.

Eu andava de um bico pra outro, vendia camisas nas ruas da Sul, enquanto Buzo vendia comida na Leste.

Sempre quando pode, o Buzo fala que se inspirou muito no meu trabalho, tanto que ele virou também um multi mídia, de escritor para assessor de grupos de rap, organizador de festa, blogueiro, logista, apresentador, cineasta.

Na verdade agente que escreve sempre tem que se agarrar a algo mais, pois dos livros não se come, só o espírito se alimenta, e nisso eu entendo o corre dele, e sei da precisão.

Mas o escritor da Leste sempre teve um lado muito benevolente, desde o início da sua carreira ele sempre diviviu o que tinha, mesmo quando era tão pouco, foi assim que fortificou muito mano do rap, desde grupos conhecidos até os desconhecidos, sempre estava lá Buzo com seus cartões dizendo representar o grupo.

O tempo passou, Alessandro foi se aprimorando no que fazia, é verdade que existem críticas a seus escritos, embora ninguém possa dizer que ele escreve imitando alguém, sempre foi autêntico.

Da mesma forma que criticam sua auto promoção, mas ele não tem culpa de ter orgulho do que faz, acho que falta elogios por ser um dos primeiros autores de periferia a ter um blog, e nisso me estimulado a ter o meu, assim como fez com tantos outros autores.

Buzo nunca negou voz, nunca boicotou outro artísta, nunca jogou no carrinho, sempre teve futebol para ir mais a frente e marcar seus gols.

Ingênuo? sim foi muito ingênuo. Mas nunca olhou para traz para se lamentar. Sonhador? culpe ele por isso, nunca conheci alguém tão sonhador.

Mas me diga quantos brasileiros você conhece que sairam de uma casa em cima do córrego de somente um cômodo e viraram referência quando se fala de periferia?

Me diga quantos você conhece que fazima fanzine, xerocado, que muitos nem aceitavam de graça e que cavaram a oportunidade de um programa quinzenal de 3 minutos para ser apresentador de um programa semanal na Rede Globo?

Buzo apresenta um quadro, onde nunca teve uma palavra nem imagem negativa da periferia, ele vara São Paulo mostrando cultura na quebrada, iniciativas positivas, pessoas sonhadoras e realizadoras como ele.

Eu não tinha presente melhor do que esse para lhe oferecer agora que vai completar seus 40 anos meu parceiro.

Buzo sempre me pediu um texto para seus livros, eu não tinha sentido vontade de fazer até hoje, sábado, dia 22 de setembro, onde o Capão tem um friozinho que faz agente ficar pensativo.

Senti vontade meu parceiro, de escrever pra você e dizer bem sincero, com os olhos serrados de água sentimental, que tenho orgulho de fazer parte de um periferia, que do outro lado tem um cara que nem você, que faz pelos outros sem olhar resultado de volta, sem olhar quanto vai te dar de lucro, que abriu tanto espaço, para pessoas que nem sequer agradeceram a porta aberta.

Você ergueu com tijolos que você mesmo fez, os muros, e dentro dessa casa foi morar, onde o mestre dos sonhos sempre te esperou, o nome dessa morada é vitória.

Parabéns Alessandro Buzo, quando eu tiver 40 anos quero ter pelo menos um pouco da sua bondade.

Ferréz
seu parceiro da Sul.


Parabéns Alessandro Buzo, muita paz e saúde em sua caminhada e que você consiga alcançar todos seus objetivos. São os votos de Ferréz e toda a equipe d0 Portal & Revista RAP NACIONAL!

2 comentários:

  1. O Ferréz traduziu exatamente o que eu gostaria de dizer pro Buzo hoje ;)
    Parabéns, meu amigo.

    ResponderExcluir
  2. 情會不會變voip節費?人的心思,大概是最難捉摸也最難預估的辦手機換現金,有時候視訊聊天,也許是身分證借款一件事、一個證件借款觸發、
    一個視訊交友聊天室領悟,就可以改變一個人的個人信貸思想,雖然0204貼圖區
    不至於讓一個人徹頭徹尾轉了酒店經紀性子,卻也可能讓一個人辦手機換現金的行為與之前有了差異。當你盡了0204卡通電影最大的努力卻發現愛依然殘酷地有酒店經紀了改變,那麼也沒有什麼好台灣伴遊遺憾的了,
    懂得體認愛的在家工作善變,慢慢酒店經紀學著去適應av愛所帶來的一切公司節費,當愛隨著時間辦門號送現金改變時,聊天交友網也必須學著時間而有所成長,
    快速借錢才能勇敢去面對辦門號拿現金因為愛所帶來的任何免費視訊聊天衝擊,學著手機轉現金去接受愛是會變的0204電話,敞開心胸酒店經紀人去擁抱愛的辦門號換現金善變,
    你將會發現0204免費下載短片,不管愛傳播妹怎樣改變,你都可以台灣找夜店保有完整的自我,不讓兼差工作愛的多變深刻地傷了台北酒店經紀

    ResponderExcluir